O Gerencie Carteira PF é a solução que permite ao cliente acompanhar as alterações nas informações de consumidores de maneira proativa e consequentemente, aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Ao auxiliar na definição do timing ⏱ de ações como aumento de limite, prevenção de fraude e cobrança antecipada, o Gerencie Carteira PF permite ao cliente oferecer os produtos mais adequados aos consumidores, na hora certa, além de minimizar perdas e controlar a concentração de risco da carteira.
O Gerencie Carteira PF pode ser utilizado em diferentes etapas do ciclo de crédito, tais como:
Gestão de Clientes, Retenção e Rentabilização: utilização do produto para monitoramento de informações de prospects que em um primeiro momento não apresentavam perfil desejado, mas que, com o passar do tempo, mudaram seu perfil e passam a ser alvo de ações de marketing da empresa.
Gestão de Portfólio de Crédito: utilização do produto para monitorar o perfil de um cliente após a concessão de crédito, realizando a gestão do risco de inadimplência (deterioração ou melhora do perfil de risco da carteira), realização de cross-sell e up-sell com clientes que mudaram de perfil e passaram a apresentar propensão a utilizar outros produtos da empresa, realizar a cobrança preventiva (identificar clientes com possível risco de se tornarem inadimplentes e ofertar produtos de saída de risco).
Gestão de Cobrança: utilização do produto para identificar o melhor momento para realizar a cobrança, de acordo com o perfil de risco apresentado por cada cliente. Como exemplo, se um grupo de clientes com baixa probabilidade de recuperação começa a apresentar pagamento a outros credores, a empresa pode abordá-los imediatamente a fim de maximizar as chances de recebimento. O mesmo poderá ocorrer com o monitoramento do score de recuperação desses clientes, além da atualização de endereços e telefones.
Como Acessar?
O acesso ao produto pode ser feito via Internet (menu de produtos), por string e lote.
Como Funciona?
O Gerencie Carteira PF é composto por duas funcionalidades:
Monitoramento de clientes: o produto envia, diariamente, avisos sobre alterações nas informações dos consumidores monitorados. Os avisos podem ser enviados por e-mail e/ou arquivo (string/lote).As informações monitoradas são divididas em quatro blocos:
Monitore Bureau: monitora as alterações nas principais informações do Credit Bureau:
Informações cadastrais: CPF, titular, situação na base de CPFs, melhor endereço, melhor telefone, empregador*, profissão* e renda*.
*Requer compartilhamento destas informações.– Anotações de inadimplência: informa ocorrências de inclusões/exclusões de anotações de:
• Pendências financeiras (PEFIN/REFIN).
• Cheques sem fundos.
• Protestos.
• Ações judiciais.
• Dívida vencida.
• Participação em insucesso empresarial (falências).
Consultas à Serasa:
Apresenta novas ocorrências de:
Consultas a cheque.
Consultas a crédito.
Monitore Scoring: apresenta alterações nas faixas de risco do scoring CSB5 (Credit Scoring).Para os clientes que utilizam os meios de acesso lote ou string de dados, também estão disponíveis o modelo de Credit Score CSB6 e o Collection Scoring CS03.
Participação Societária: toda nova caracterização de um consumidor como sócio de uma empresa, a partir de 1% de participação na sociedade, gera um aviso de monitoramento.
• Monitore Óbito: toda inclusão de consumidor na Base de Óbitos gera um aviso de monitoramento.
• Base de Inconsistências**: toda inclusão de consumidor na Base de Inconsistências gera um aviso de monitoramento.
** Este bloco de informação é exclusivo para os participantes da Base de Inconsistências (instituições financeiras).
• Administração da carteira***: funcionalidade que permite o acompanhamento da evolução de determinada carteira de consumidores e refinamento de políticas e ações, de acordo com a necessidade do cliente. Apresenta as seguintes visões da carteira de clientes:
• Análise da Carteira: apresenta a concentração da carteira de clientes nas faixas de risco, na região geográfica ou na referência criada pelo próprio cliente.
• Evolução da Carteira: permite o acompanhamento da evolução da carteira de clientes nos últimos 13 meses, por faixas de risco, região ou referência criada pelo próprio cliente.
• Visão Agrupada e Visão Geral da Carteira: apresenta informações detalhadas por consumidor, exibindo a evolução nas faixas de risco ao longo dos últimos 13 meses.
***Esta funcionalidade está disponível apenas na Internet e requer o Monitore Scoring.
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