Portal de logons é uma funcionalidade disponibilizada no menu de produtos, permitindo que o usuário cujo CPF esteja cadastrado como gestor pelo contrato gerencie os logons relacionados a um contrato específico. Isso inclui a capacidade de controlar, bloquear, desbloquear e atualizar os logons vinculados a esse contrato em particular.
1. Como faço para criar um logon?
O Portal de Logons permite que o gestor crie usuários com os mesmos acessos a produtos de um já existente (logon espelho). Caso haja necessidade de um logon com acessos diferentes dentro do contratado, a opção “solicitar criação de usuário com acesso personalizado” direciona para nosso formulário de solicitação na central de ajuda.
Acesse o Portal de Logons e clique no botão “Criar usuário” e, em seguida, na opção "Criar usuário a partir de um já existente"
Digite o logon que quer usar como referência para criar um novo usuário com acesso aos mesmos produtos. Importante: O logon referência precisa estar ativo a mais de 24h (não é possível espelhar acessos de logons recém-criados). Em seguida, clique em “buscar”.
Em seguida, preencha os dados do novo usuário e clique em “concluir”. Os campos obrigatórios são:
Nome do usuário: Nome da pessoa que utilizará o acesso
E-mail do usuário: E-mail que receberá o logon e senha provisória para realizar o acesso ao Menu de Produtos da Serasa Experian.
Identificação do Logon: Esta é a identificação que sairá na fatura da empresa, e deve conter de 8 a 20 caracteres. Exemplo: João - financeiro.
Prontinho! O novo logon com senha provisória foi enviado para o e-mail indicado no preenchimento.
2. Como faço para listar os usuários associados ao meu contrato?
Acesse a seção “Portal de Logons” para obter uma visão organizada dos logons vinculados ao seu contrato.
Após acessar o portal, você terá acesso a lista de logons atrelados ao contrato que você gerencia:
3. Quais são os diferentes perfis de usuários disponíveis?
Existem três tipos de perfis:
Usuário – acesso somente ao menu de produtos;
Gestor do Contrato - acesso ao menu de produtos e visualização dos logons vinculados ao contrato que é responsável;
Ponto Focal - acesso total ao portal de logons para visualizar todos os logons do CNPJ.
4. Como posso visualizar detalhes específicos de um usuário?
Utilize os 3 pontos no campo “Ações” e “Visualizar dados do usuário” para explorar informações detalhadas sobre cada usuário.
1 – Selecionar a opção “Visualizar dados do usuário”:
Assim que clicar na opção, você terá em tela todas as informações sobre o usuário:
5. É possível editar as informações de um usuário?
Sim, você pode personalizar as informações de um usuário na seção "Editar Usuário", garantindo atualizações precisas.
Realize as alterações necessárias e clique em “Salvar edição”:
6. O que fazer em caso de esquecimento de senha?
Caso necessite realizar o reset de senha de um usuário, utilize a funcionalidade "Reinicializar Senha" para um processo rápido e seguro de recuperação de senha.
Após confirmar os dados e clicar em “Sim, redefinir senha”, será enviado para o e-mail do usuário uma senha temporária.
7. Como posso bloquear um usuário?
Na seção correspondente, você pode imediatamente bloquear usuários conforme necessário.
1º - Localize o usuário que deseja bloquear e clique em “Bloquear usuário”:
2º - Escolha o motivo do bloqueio e clique em “bloquear”
Você poderá visualizar o status dos usuários na coluna “Status”:
8. Como posso desbloquear um usuário?
Na seção correspondente, você pode imediatamente desbloquear usuários conforme necessário.
1º - Localize o usuário que deseja desbloquear e clique em “Desbloquear usuário”:
2º - Confirme os dados do usuário e clique em “desbloquear”
Você poderá visualizar o status dos usuários na coluna “Status”:
9. O que é a revisão de acesso?
A revisão é uma de nossas ferramentas de segurança para garantir que os usuários que tem acesso aos produtos da Serasa Experian permanecem com esta necessidade, reduzindo risco de uso indevido. O gestor que acessa o Portal de Logons deve realizar a revisão de todos os usuários anualmente, e também se certificar a cada 3 meses que continua como responsável pelos acessos.
Como realizar a revisão de acesso?
Ao acessar o Portal de Logons, o gestor visualizará alerta de usuários que estão próximos do vencimento da revisão. Clique em “revisar acessos dos usuários”.
Na tela seguinte, serão exibidos somente os usuários que precisam ter o acesso revisado, com as opções de bloqueio ou renovação. Selecione os usuários que deseja realizar a revisão e então clique no botão "bloquear acesso" ou "renovar acesso".
Importante: É necessário confirmar a ação na próxima tela. Caso tenha selecionado um usuário indevido, pode-se utilizar a opção “não, cancelar” e retornar a tela anterior. Se estiver tudo correto, pode confirmar a opção clicando no botão “sim, bloquear acesso” ou “sim, renovar acesso”.
Prontinho 😊
Como realizar a recertificação de acesso?
Ao acessar o Portal de Logons, o gestor visualizará alerta informando da necessidade de confirmar que continua como responsável dos acesso. Clique em “Renove sua certificação aqui”.
Na tela seguinte, confirme que continua como gestor do contrato.
Caso não seja mais o responsável pelos acessos da empresa, escolha a opção “não, não sou mais o gestor deste contrato”
Importante: Ao confirmar esta opção, o usuário perderá acesso ao Portal de Logons, porém continuará com acesso ao Menu de Produtos da Serasa Experian em seu acesso.
10. Gostou da novidade, mas não localizou o portal no seu menu de produtos?
Se você é o responsável pelo contrato ou o ponto focal e gostaria de ter acesso ao portal de logons, entre em contato com o atendimento e solicite o acesso.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado.